O futebol de salão é um jogo rápido que exige que os jogadores tenham uma ligação firme com o solo, caso contrário podem perder uma oportunidade de gol ou até mesmo se machucar.
A melhor maneira de evitar esses resultados é aprender sobre as chuteiras de futsal, entender o que elas podem fazer pelo seu jogo e escolher o melhor par para você.
Então, o que você deve saber sobre chuteiras de futebol de salão?
Chuteiras de futebol de salão
Você pode ter confundido esses sapatos com calçados de rua chiques na sapataria, mas são sapatos funcionais que vêm em vários estilos que as pessoas adoram.
Ao contrário de outras chuteiras, as chuteiras de futebol de salão têm solas diferentes e pesadas que apresentam vários padrões na parte inferior que são cruciais para o movimento do jogador.
O que há de especial nos tênis de futebol de salão?
Você pode achar que não há uma grande diferença entre os diferentes tipos de chuteiras de futebol, mas está errado.
Algumas alterações significativas nas chuteiras internas tornam-nas para superfícies não naturais, como astroturf, e renunciam às chuteiras de futebol da velha escola para a grama.
Depois de conhecer as diferenças, elas serão fáceis de distinguir.
Algumas coisas que tornam as chuteiras de futebol de salão únicas são as seguintes:
Solado – O solado das chuteiras de futsal é um dos diferenciais. As chuteiras de futebol ao ar livre têm pontas profundas destinadas a agarrar-se à grama enquanto se movem. As solas dos calçados de interior possuem vários pequenos nós ou impressões que permitem obter tração na grama.
Construção – Outra coisa que torna as chuteiras de futsal únicas é a sua construção. Eles seguem métodos convencionais, mas possuem pontos reforçados ao longo do arco para movimento lateral. Além disso, poderiam ter saltos e biqueiras reforçados.
As chuteiras de futebol de salão são únicas porque precisam trabalhar em superfícies que não sejam grama natural. Como uma quadra de basquete, os pisos podem ser duros ou feitos de grama artificial que tenta simular a grama.
Porém, são as solas que os tornam mais especiais.
São construídas como outras chuteiras, mas possuem reforços em diferentes áreas.
mulheres jogando futebol de salão
Jogo de futebol de salão
Qual é a diferença entre chuteiras de interior e de grama?
As solas e travas são as diferenças mais significativas entre as chuteiras de futebol de salão e de grama.
As saliências da sola das chuteiras, conhecidas como chuteiras, são necessárias para obter tração da grama e da terra. As chuteiras de futsal não precisam de limpeza, pois são usadas em superfícies duras.
Além disso, deve haver mais área de superfície para que os sapatos internos se agarrem ao chão ou ao astroturf. Assim, os calçados de interior têm dentes menos pronunciados em favor de solas que possuem padrões de tração.
Como escolher chuteiras de futebol de salão
Agora que você sabe para que servem as chuteiras de futsal e como são feitas, é hora de discutir como escolhê-las.
Os mesmos princípios se aplicam à compra de chuteiras ao ar livre, mas você deve considerar vários fatores.
A superfície impacta o estilo das chuteiras de futebol de salão
A coisa mais importante a considerar ao escolher as chuteiras de futebol de salão é o tipo de superfície utilizada.
Por exemplo, se você estiver jogando em uma superfície que simule grama, será necessário o desenho das solas do sapato.
Se você não estiver preparado, poderá se machucar ou machucar outro jogador.
As duas superfícies mais comuns no futebol de salão são as seguintes:
Relva – As chuteiras para grama precisam de uma sola diferente da de madeira. A parte inferior parece pequenas saliências e simula pontas de futebol ao ar livre. A principal diferença é que eles são arredondados para proporcionar amortecimento e tração na superfície plástica da grama.
Madeira dura – As chuteiras de futebol de salão de madeira estão mais próximas dos tênis do que das chuteiras. Possuem parte inferior com padrão típico, como tênis de basquete, e são flexíveis. Eles também são sapatos leves que algumas pessoas confundem com sapatos normais para caminhada.
Um par para cada superfície é melhor se você fizer parte de uma equipe de viagem.
Algumas áreas podem ter várias quadras juntas que são uma mistura de superfícies.
Lembre-se de que as chuteiras de grama são cobertas com nós na parte inferior e as madeiras nobres têm um padrão de tração, como um tênis de basquete.
Os materiais são outro aspecto crítico das chuteiras de futebol de salão
Os materiais com os quais as chuteiras de futebol de salão são feitas têm um impacto significativo em seu desempenho.
Assim como as solas, duas opções prevalecem, mas as subopções permitem que os jogadores escolham o calçado que melhor se adapta ao seu estilo de jogo.
Os materiais mais comuns usados em chuteiras de futebol de salão são
Couro – O couro é um dos materiais mais utilizados em calçados. As chuteiras de futebol de salão feitas de couro são confortáveis, duram um pouco e se adaptam ao seu pé com o tempo. A desvantagem é que eles são persistentes do que os sapatos sintéticos e podem exigir um pouco mais de manutenção.
Sintético – As chuteiras sintéticas para futebol de salão costumam ser extremamente leves e podem degradar-se rapidamente. Muitas vezes são formas rígidas que nunca se adaptam a você; alguns jogadores dizem que se sentem como meias. Eles são fáceis de limpar e marcas sofisticadas poderiam durar mais, mas não se comparam à durabilidade do couro.
Os materiais das chuteiras de futebol de salão são essenciais para obter uma chuteira que se adapte a você e ao seu estilo de jogo.
Na hora de fazer compras, lembre-se do que você precisa do calçado e quanto pode gastar. Sapatos caros nem sempre duram mais e sapatos baratos podem ter defeitos que podem causar lesões
Você pode usar tênis normais para futebol de salão?
Você não deve usar tênis normais para futebol de salão. As chuteiras de futsal possuem características específicas que as tornam ideais para uma partida de futsal. Os calçados normais não possuem essas características e podem limitar seu desempenho em campo.
Não entre em uma partida de futebol de salão em alta velocidade com os tênis errados, pois seus tornozelos e pés podem sofrer lesões.
Existem vários motivos para isso, e você se salva dessas lesões sabendo quais são.
Alguns motivos pelos quais você não deve usar tênis normais para futebol de salão são os seguintes:
Lesões – A razão mais importante para evitar o uso de calçados normais em campo coberto é o risco de lesões. O jogo avança rápido e, se seus sapatos não foram feitos para se mover em várias direções, você estará colocando seus quadris, tornozelos e joelhos em uma situação difícil.
Regras – Alguns campos de futebol de salão proíbem calçados comuns em gramados ou madeiras nobres. Existe um risco significativo de sapatos normais consumirem grama sintética e deixarem marcas nas madeiras nobres. Além disso, os arranhões não são adequados para as superfícies e manter os sapatos afastados é mais eficaz do que reparar os problemas.
Objetivo – As chuteiras de futsal foram criadas para o futsal. Isso significa que eles foram projetados para permitir que o atleta se mova em qualquer direção em alta velocidade, apoiando o tornozelo e o pé. Se o sapato não for construído propositadamente dessa forma, você poderá ter problemas com movimentos explosivos e com o manuseio da bola.