Montar um elenco é a etapa que ajuda o time a jogar de forma organizada. Além disso, é fácil implementar estratégias defensivas ou ofensivas. Um time de futebol pode ter muitas escalações diferentes, dependendo do tempo e da estratégia do treinador.
Atualmente, nas competições de futebol profissional ou na disposição de times de futebol de 11 jogadores, cada equipe deve construir seu próprio diagrama de elenco. Este é um passo extremamente importante, pois sem elenco os jogadores não saberão seus papéis e posições para atuar na partida. Causará dificuldades na implementação da estratégia sem problemas. Então, quais são os times populares? O artigo abaixo nos ajudará a entender claramente.
1. Construa uma formação de diamante 4-4-2.
A formação 4-4-2 é uma formação defensiva. Esta é a forma mais popular de construir diagramas no futebol atualmente. Esta formação permite que quatro meio-campistas recuem rapidamente para apoiar a defesa abaixo. Além disso, limita o espaço de ataque do adversário. Construir uma formação de futebol em diamante ajuda a criar uma linha defensiva sólida.
construção de esquadrão
Formação de futebol 4-4-2
A formação em diamante permite ao meio-campista avançar e jogar como meio-campista ofensivo. Neste momento, o meio-campista jogará mais baixo e focará mais na defesa.
Portanto, construir uma formação em 4-4-2 será mais eficaz quando os dois extremos tiverem alta velocidade e técnica. Graças a isso, eles podem atacar e defender rapidamente da maneira mais habilidosa. Esta formação tática também permite que os defesas centrais fiquem de olho nos jogadores atacantes da equipa adversária. Além disso, também ajuda a limitar as oportunidades de gol.
Os treinadores que aplicam a formação de diamante muitas vezes escolhem os jogadores mais fortes e duráveis para jogar como defensores centrais para limitar a gama de atividades e ajudar a reprimir rapidamente os ataques dos adversários. O meio-campista ofensivo deve ser um jogador capaz de segurar a bola e passá-la com precisão, pois é esse jogador quem cria oportunidades para os dois meio-campistas acima. Os dois extremos direitos muitas vezes têm de ser fortes e ágeis para conseguirem apoiar rapidamente os ataques.
Construir esta formação é uma ótima estratégia contra times que tendem a atacar pelo meio ao invés de usar os laterais para criar espaço.
2. Formação de futebol ofensivo 4-3-3
A formação 4-3-3 necessita de um jogador capaz de percorrer o campo com muita resistência. Este jogador deve estar pronto para atuar como meio-campista defensivo, participando de ataques ou dando apoio aos companheiros quando necessário. Falando neste plantel, existem atualmente duas grandes equipas que constroem um 4-3-3: Barcelona e Arsenal. Possuem um estilo de jogo atraente, atacando e defendendo com extrema habilidade.
Formação de futebol atacando 4-3-3
Formação de futebol atacando 4-3-3
A limitação mais óbvia da formação 4-3-3 é o espaço aberto entre o lateral e o extremo. Ao jogarem numa formação de três jogadores, os extremos muitas vezes não se concentram muito na defesa, nem os treinadores os utilizam como parte do sistema defensivo. É por isso que a formação 4-3-3 pode ser perigosa quando utilizada em equipas que não têm muita posse de bola. Porque sem sombras haverá muito espaço aberto.
Somente com laterais defensivos e um meio-campista defensivo de alta qualidade que pode cobrir muito terreno (como a seleção croata) é que uma equipe pode jogar com sucesso uma formação de 4-3, -3 sem controlar a bola. Dito isto, as vantagens e vantagens da formação 4-3-3, tais como o seu enorme potencial ofensivo, podem ser inestimáveis para qualquer equipa que pretenda jogar um futebol fluido.
Resumindo, a formação de futebol 4-3-3 é uma grande formação ofensiva. No entanto, você também precisa prestar atenção às seguintes questões ao construir este diagrama:
A equipe deve possuir um atacante talentoso, capaz de criar espaços na grande área para atuar na posição central no ataque.
Os meio-campistas devem ser habilidosos e entender bem a situação para passar a bola com facilidade para os laterais.
Os extremos podem aproveitar o espaço ao longo da linha lateral ou conduzir a bola para o meio.
3. Construa uma formação defensiva 4-5-1
O 4-5-1 é essencialmente uma formação defensiva para limitar a criatividade das equipas adversárias no meio-campo. 4-1-4-1 e 4-4-1-1 são formações semelhantes. Em particular, 1 dos 3 médios é responsável por proteger a 4ª linha de defesa ou apoiar a linha de ataque.
Construa uma formação defensiva 4-5-1
Construa uma formação defensiva 4-5-1
Mas muitos treinadores mudaram esta formação 4-5-1 para uma estratégia ofensiva, que tem provado ser muito bem sucedida. Ou seja, os extremos afastam-se para criar uma formação em 4-3-3 quando necessário para apoiar o ataque. E também pode voltar para a formação 4-5-1 quando precisar jogar defensivamente.
O time de futebol Man Utd usou a formação do futebol e como alterar esse diagrama para derrotar o Arsenal em seu estádio.
eles próprios, onde Rooney se destacou como atacante solitário, enquanto Nani e Park contribuíram pelos flancos com um gol.
Especificamente, quando o Man Utd não tinha a bola, eles pressionavam e dificultavam a movimentação do Arsenal pelo meio. Quando estava com a posse de bola, o Man Utd contra-atacou muito rapidamente e mudou para uma formação 4-3-3, que todos os três gols deixaram claro com os gols de Rooney, Nani e Park, enquanto contavam com três meio-campistas centrais com Carrick jogando na zaga. .
Ou a selecção espanhola que construiu esta equipa de futebol com grande sucesso na final do EURO 2008 contra a Alemanha, e claramente não jogou defensivamente. Portanto, este é um estilo de jogo flexível que muitos treinadores aplicam.
4. A formação 4-2-3-1 mais popular do mundo
O 4-2-3-1 é uma das formações mais populares do mundo. A formação de futebol 4-2-3-1 fornece uma base sólida no meio-campo, permitindo que as equipes prosperem tanto no ataque quanto na defesa. No ataque, os quatro atacantes podem causar estragos na equipe da casa adversária. E na defesa, os alas muitas vezes recuam e desempenham funções defensivas.
O time de futebol mais popular do mundo
A formação 4-2-3-1 mais popular do mundo
Equipes anteriormente bem-sucedidas frequentemente implantaram um jogo defensivo de contra-ataque, como o Borussia Dortmund ou as equipes de José Mourinho ao longo dos anos.
Construir uma formação de futebol 4-2-3-1 permite que uma equipe jogue com verdadeira flexibilidade. Porque sua equipe pode facilmente se transformar em 4-3-3 ou 4-5-1 quando for necessária mais defesa. Esta formação de futebol de 11 jardas não é apenas perfeita para contra-ataque, como Mourinho provou, mas também permite transições rápidas no ataque.
Um layout 4-2-3-1 deve ser montado para que o meio-campista ofensivo seja o ponto focal do ataque. Caso contrário, este esquadrão não funcionará mais de forma eficaz.
O 4-2-3-1 também cria mais espaço entre os laterais e os defensores do que o tradicional 4-5-1. Mas se os meio-campistas defensivos conseguem cobrir muito espaço em campo, isso se torna um problema menor.
No geral, o 4-2-3-1 pode ser utilizado eficazmente como formação ofensiva ou defensiva, dependendo da abordagem do treinador e dos papéis claramente definidos para os jogadores em campo – algo que poucas outras equipas conseguem alcançar.
5. Construa uma formação de futebol 4-1-4-1
Essencialmente, a formação 4-1-4-1 assume o jogo defensivo da formação 4-5-1 e torna-a uma das formações ofensivas mais versáteis disponíveis. Com uma formação 4-1-4-1, os treinadores podem optar por jogar defensivamente com uma formação 4-5-1 ou podem jogar como o Manchester City de Guardiola e empurrar os extremos para se tornarem a equipa titular. .
Construa uma formação de futebol 4-1-4-1
Construa uma formação de futebol 4-1-4-1
Como a formação 4-1-4-1 é relativamente nova, é uma das formas menos pesquisadas onde os treinadores podem tirar partido da flexibilidade que esta formação oferece. A chave para a flexibilidade do elenco reside em decidir qual dupla de jogadores se tornará o principal sistema de apoio para o atacante solitário e como a equipe irá lidar com apenas um meio-campista defensivo.
Se forem dois médios-atacantes centrais a apoiar o avançado, os extremos precisam de ser particularmente disciplinados na defesa. Como resultado, a maioria escolhe os alas como sistema de apoio aos atacantes, como o West Ham de Manuel Pellegrini. Isto permite que os médios centrais caiam mais fundo dependendo da situação, eliminando a desvantagem frequentemente associada à formação, quando há apenas um homem no meio-campo defensivo.
Esta formação também é muito conveniente quando permite que os laterais joguem com o pé da frente. Dito isto, as equipas que não têm muita posse de bola podem ter dificuldade em lidar com as transições defensivas, já que a segunda das quatro tem um papel defensivo menos definido.
O futebol nos dá muitas grandes emoções. Além disso, graças à forma inteligente de construção do plantel dos treinadores, tem contribuído para a formação de equipas talentosas.